Colégio Igléa comemora o dia da Consciência Negra com Concurso de Poesias

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

IMG_4893

No dia 14 de novembro de 2015, no anfiteatro da UNIPAR a comunidade escolar do Colégio Estadual Igléa Grollmann realizou uma manhã cultural que integra as atividades da Semana de Integração Escola Comunidade.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro.

Ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor da sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.

Nascemos para manifestar a glória do universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa luz própria brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas a permissão de fazer o mesmo. E conforme nos liberamos de nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros. Nelson Mandela

Uper

Grupo de dança “Uper”, da cidade de Cianorte. O grupo tem como objetivo principal difundir a cultura da dança por onde passa e também a cultura afro. O grupo Uper participa de competições nacionais sendo que da última que participaram, na cidade de Maringá, se destacaram em 1º lugar. Agora estão em busca de uma vaga para se apresentarem nos Estados Unidos.

“Incluir é viver a beleza da diversidade. É respeitar as nossas muitas diferenças. É superar limites e compreender nossas distintas realidades. Incluir é agir. Incluir é aprender hoje, amanhã e sempre a conviver com nossas incompletudes. Incluir é verbo/ação pela busca de irmos além da simples integração e aceitação: é movimento de inteireza, de inteira interação, de corpo, alma e sentimento. Incluir é aprender. Incluir é aprender a estar em processo dinâmico e permanente de busca, de aprimoramento, sabendo-se ser, toda hora, todo dia.

Em nosso colégio, trabalhamos com a riqueza da diversidade e neste dia também não foi diferente, em mais uma de nossas várias apresentações do dia, convidados a aluna Monalisa Cristina Candido Silva da 2º série Lavosier, Maria Clara Morezzi da Silva da 1ª série Tales de Mileto, Luana Sposo Batista do 8º ano José de Alencar, Maria de Paula Wolf da 2ª série Arquimedes e o aluno Mateus Augusto das Neves Lima da 3ª série Rene Descartes para uma apresentação de dança.

DSCN4192 IMG_4722O I Concurso de Poesia do Colégio Estadual Igléa Grollmann, teve como objetivo desenvolver o pensamento, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes, valorizando a produção de texto através da reflexão sobre o tema: “Basta de discriminação e preconceito”. Desta forma este trabalho também tem como finalidade auxiliar no combate ao racismo, ao preconceito e a todos os tipos de discriminações presentes no nosso cotidiano.  Todos os alunos do Colégio participaram do concurso e dentre as poesias realizadas foram selecionadas 16 poesias, que foram interpretadas. Foi uma tarefa difícil escolher os melhores, mas convidamos pessoas especiais, que fizeram suas análises referentes às interpretações das poesias. Conheça a comissão julgadora.

Jussara Aparecida Siqueira: Formada pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, licenciada em Ciências com habilitação na disciplina de Biologia pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Pós graduada em Planejamento Escolar. Atuou como docente no Colégio Estadual Cianorte e no Colégio Est. Igléa Grollmann atuou como docente, secretária e apoio técnico e pedagógico a equipe diretiva.

Felippe Estevan Jacques: Professor, formado em História pela UEM-Universidade Estadual de Maringá. Especialista em História e Filosofia da Ciência na Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atuou como docente na Escola Estadual Léo Kohler de Terra Boa e no Colégio Estadual Cianorte. Atualmente trabalha no Núcleo Regional de educação de Cianorte como técnico pedagógico responsável pela Equipe Multidisciplinar e também pelas disciplinas de História/Filosofia e Sociologia.

Margarida Jordão Volpato: Formada em Letras pela FAFIU – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama. Especialista em Pedagogia Religiosa.  Mestre em Educação. Atuou como docente por 10 anos, e durante 20 anos trabalhou no Núcleo Regional de Educação de Cianorte onde foi idealizadora do Concurso Regional de Poesias.

Julita de Lima: Nasceu em Muzambinho, Minas Gerais. Aos 17 anos mudou-se para Cianorte no Paraná, onde mora até hoje.  Escritora e poetiza, com 3 livros publicados, todos direcionados a Educação Infantil. Em uma linguagem simples, seus livros trazem uma mensagem positiva e educativa ao público infantil.

IMG_4726

Comissão Julgadora

Premiação da Autoria da categoria A – Alunos de 6º e 7º anos

3º LUGAR
3º lugar A - Autoria - Caroline Dias Oste- 7ºEV - Prof. Marli

Autoria: Carolina Dias Oste – 7º Erico Veríssimo Título: Falta de Respeito Professora: Marli Gorla

2º LUGAR
2ª lugar A - autoria - Ana Paula Menotti - 6ºRR - prof. Fabiana

Título: Preconceito, Bullying, Racismo e Discriminação. Autoria: Ana Paula Menotti – 6º Ruth Rocha Professora: Fabiana Jorge Dalla Corte

1º LUGAR
1º lugar A - autoria - Lara Ruiz Regis - 6º RR - Prof. Fabiana

Autoria: Lara Ruiz Regis – 6º Ano Ruth Rocha Título: Fora Preconceito Professora: Fabiana Jorge Dalla Corte

Premiação da Autoria da categoria B – Alunos de 8º e 9º anos

3º LUGAR
3º Lugar B - Amanda Carolini M. da Silva - 8º ZG - Prof. Rafaela

Autoria: Amanda Carolini Marcomini da Silva – 8º Zélia Gattai Título: Luta Contra o Preconceito Professora: Rafaela Pátia Barbosa.

2º LUGAR

Autoria: Paola Carolina B. Ruiz – 9º Castro  Alves

Título: Orgulho de Ser Negro

Professora: Maria Regina Alves de Lima

1º LUGAR
1º lugar B autoria - Bruno Eduardo Nani Leal - 8ºAP e Prof. Marli Gorla

Autoria: Bruno Eduardo Nani Leal – 8º Adélia Prado Título: Preconceito Professora: Marli Gorla

Premiação da Autoria da categoria C – Alunos do Ensino Médio

3º LUGAR
3º Lugar C - autoria - Maria Wolf - 2º ARQ

Autoria: Maria de Paula Wolf – 2ª série Arquimedes Título: Preconceito é Crueldade! Professora: Maria Regina Alves de Lima

2º LUGAR
2º Lugar C- autoria - Aline Savan - 2º DW - prof. Bruno Ciavolella

Autoria: Aline Savan – 2ª série Darwin Título: Padrões de Vidro Professor: Bruno Ciavolella

1º LUGAR

Autoria: Roberto Gumiero Junior – 1ª série Tales de Mileto

Título: O Sujeito Segregado

Professora: Zelita Borges Martins


Premiação da Interpretação da categoria A – Alunos de 6º e 7º anos

3º LUGAR
3º Lugar - interpretação - Rafaella Yaga de Souza - 6ºRR

3º lugar: Rafaela Yaga de Souza – 6º RR

2º LUGAR
2ª lugar A - interpretação - Eduarda Tayssa Frois - 6ºRR - Prof. Fabiana

2º lugar: Eduarda Tayssa Frois – 6ºRR

1º LUGAR
1º lugar A - interpretação - Carolina Dias Oste - 7º EV - Prof. Marli

1º lugar: Caroline Dias Oste – 7º EV

Premiação da Interpretação da categoria B – Alunos de 8º e 9º anos

3º LUGAR
3º lugar - interpretação - Carolina Silva Garcia - 8º AP

3º lugar: Carolina Silva Garcia – 8º AP

2º LUGAR
2º lugar B - Interpretação - Bianca da Silva - 9ºEC

2º lugar: Bianca da Silva – 9ºEC

1º LUGAR
1º lugar  B interpretação - João Victor Fieri da Costa Junior - 9º FP - Prof. Rafaela

1º lugar: João Victor Fieri da Costa Junior – 9ºFP

 

Premiação da Interpretação da categoria C – Alunos do Ensino Médio

3º LUGAR
3º lugar C - interpretação - Camila Cristina Souza Sales - 2º ARQ

3ºlugar: Camila Cristina Souza Sales – 2ª ARQ

2º LUGAR
2º lugar C-  interpretação - Julia de Morais Guilherme - 1ª PL

2º lugar: Julia de Morais Guilherme – 1ª PL

1º LUGAR
1º lugar C - Interpretação - Bethania Silva de Souza - 1ª TM e professora Zelita e a autora Izabeli.

1º lugar: Bethânia Silva de Souza – 1ª TM

 

 


Tivemos a participação especial o professor Marcos Trindade Moreira, professor de Química e também músico. Cantando uma música de Wilson Simonal, Tributo a Martin Luther King. Martin Luther King, negro norte americano, seu maior mérito foi lutar, cada vez mais, pela igualdade das raças.

DSCN4243O aluno Breno Camargo de Moura do 6º ano Ziraldo deu um show tocando Flauta transversal.

DSCN4222

E o evento foi encerrado com um grande desfile apresentando a beleza negra de nossa escola. Com destaque para o Sr Antônio, Zélia e Marlene pessoas integrantes de nossa equipe de trabalho, confira abaixo em nossa galeria de fotos.

IMG_4881

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Link permanente para este artigo: http://www.colegioiglea.com.br/2015/11/dia-da-consciencia-negra-concurso-de-poesia/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×