O Eclipse Total da Super Lua

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Lua1

O plano da órbita da Lua ao redor da Terra possui uma inclinação de aproximadamente 5º em relação ao plano da eclíptica (plano da órbita da Terra). Caso não houvesse essa inclinação do plano de sua órbita, todos os meses teríamos um eclipse da Lua (na Lua Cheia) e um eclipse do Sol (na Lua Nova), visíveis na Terra.

FIGURA 1 – Planos das órbitas da Lua e da Terra mostrando as condições para ocorrer eclipses solares e lunares.

Quando o Sol, a Terra e a Lua ficam perfeitamente alinhados no espaço acontece o Eclipse Lunar, que ocorre sempre na fase da Lua Cheia. É isto que observaremos no céu na noite de 27/28 de Setembro de 2015.

Ocorre um eclipse total da Lua quando ela entra completamente no cone de sombra (umbra) da Terra. Inicialmente, a Lua vai sendo parcialmente eclipsada até que fique totalmente imersa nesse cone de sombra (fase total). A partir desse momento, a Lua adquire coloração de tons avermelhados. As cores variam entre tons vermelho escuro, vermelho vivo, laranja e cor de cobre, conforme as regiões da superfície lunar e os diferentes graus de poluição e umidade da atmosfera terrestre. A seguir, continuando seu movimento de revolução (translação) em torno da Terra, a Lua começa a sair desse cone de sombra e tem-se nova sequência de fases parciais do eclipse lunar (quando ela começa a retornar ao cone da penumbra).

FIGURA 2 – Cones de sombra e penumbra da Terra.

 

FIGURA 3 – Tipos de eclipses da Lua: penumbral, total e parcial

FIGURA 4 – Fases parciais e total do eclipse da Lua.

FIGURA 5 – Tipos de eclipses lunares.

No Brasil, o início do eclipse lunar ocorrerá no dia 27 de Setembro (domingo) às 21h11min (fase penumbral), do tempo de Brasília (lembrando que o tempo de Brasília é TU: – 3h00min). O final ocorrerá às 2h22min do tempo local na segunda feira, dia 28 de Setembro (fase penumbral, novamente).

Abaixo, temos os horários das fases parciais e total do eclipse.

Início da Parcialidade:        27/9    22h07min11s

Início da Totalidade:            27/9    23h11min10s

Meio da Totalidade:             27/9    23h47min07s

Fim da Totalidade:               28/9    00h23min05s

Fim da Parcialidade:           28/9    01h27min03s

No momento do eclipse lunar total na noite dos dias 27 e 28 de Setembro de 2015, teremos a segunda Super Lua deste ano. Será “A” Super Lua, já que o nosso satélite natural atinge a fase de Cheia uma hora depois de atingir o perigeu (ponto no espaço de maior proximidade da Lua à Terra). A Super Lua Cheia apresenta um diâmetro 14% maior e um brilho 35% maior que o da Lua normal.

FIGURA 6 – Super Lua Cheia.

No instante do eclipse lunar, nosso satélite estará a somente 356.876 km da Terra, dando um belíssimo espetáculo no céu, mas poderá causar muitos estragos em cidades litorâneas.
Durante este eclipse lunar são esperadas fortes marés altas e baixas devido à proximidade Terra-Lua e do alinhamento Sol-Terra-Lua.

A última coincidência entre uma Super Lua e um eclipse lunar total ocorreu em 1982 e a próxima ocorrerá somente em 2033. Então, vamos torcer para que o céu esteja limpo, sem nuvens e possamos apreciar esse eclipse fantástico!

Por: Marcos Trindade Moreira.

17/09/2015.

Link permanente para este artigo: http://www.colegioiglea.com.br/2015/09/eclipsedasuperlua/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×