Observações Astronômicas no Colégio Igléa (01/07/2015)

Observando os planetas mais bonitos do céu noturno no telescópio!

Os estudantes do Colégio Estadual Igléa Grollmann de Cianorte aguardaram com ansiedade e motivação este raro momento! Na noite de 4ª feira (01 de Julho/2015) as condições do tempo não ajudaram muito, mas mesmo assim aproveitamos os espaços de céu limpo entre as nuvens para observar a belíssima e rara conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, que estavam angularmente muito próximos entre si, o planeta Saturno (o Senhor dos Anéis) e a Lua (quase cheia).

Dezenas de alunos de algumas turmas da manhã, da tarde e da noite, alguns professores, funcionários, direção, pais e outros familiares participaram destas observações astronômicas no Colégio.

foto1

Observando a belíssima conjunção dos planetas VÊNUS e JÚPITER!

foto2

Observando o planeta SATURNO, o “Senhor dos Aneis” e nossa LUA, a “Rainha da Noite”!

O professor de Química, Marcos T. Moreira, também astrônomo amador, disponibilizou dois de seus telescópios para as observações e apresentou uma palestra rápida sobre esses astros celestes, utilizando recursos da informática para ilustrar as explicações.

O evento (conjunção planetária) é extremamente didático. Além de despertar o interesse pela ciência, a observação desse acontecimento permite uma melhor compreensão em relação aos movimentos da Terra e dos astros no universo. Dizemos que ocorre uma conjunção quando os astros estão angularmente próximos no céu, ou seja, na mesma direção.

foto3

foto4

Nessa conjunção foi possível observar o planeta Júpiter e três de suas quatro maiores luas naturais. O planeta Vênus (conhecido como “Estrela D’Alva, Afrodite, Estrela Matutina ou Vespertina, etc.) mostrou uma de suas belas fases minguantes.

O professor Marcos T. Moreira vem realizando observações astronômicas no Colégio Igléa há 26 anos e essas atividades educativas sempre despertam grande interesse e motivação nos estudantes, seus familiares, professores e demais participantes.

A seguir, destacamos alguns comentários de amigos em postagens prévias no Facebook e que antecederam nossas observações da conjunção planetária Vênus + Júpiter:

Professor! Eu vi aqui de casa! Está lindo!

Acabamos de conferir agora. Minha mulher veio com essa: Ah, você não entende nada de astronomia!

Eu vi ontem à noite!

– Também vimos! Estávamos comentando agora. Que interessante!

Fiquei algum tempo admirando como duas lindas estrelas.

Muito legal. Eu e meu filho estamos acompanhando o mês todo.

Muito lindos.

Vi hoje e também ontem à noite, porém não sabia que se tratava destes dois planetas. Perfeito!

Maravilhoso!

– Eu disse que eram planetas, amor!

– Tive a oportunidade de ver a olho nu. Incrível. Saudade das aulas de astronomia, professor Marcos! Ver pelo telescópio deve ser maravilhoso!

– Adorei! Me convida para passar as férias aí!

A seguir, algumas fotos da sessão de observações astronômicas da noite do dia 01 de Julho de 2015 no Colégio Estadual Igléa Grollmann:

foto5 foto6 foto7 foto8 foto9 foto10 foto11 foto12 foto13 foto14 foto15 foto16 foto17 foto18 foto19

Uma surpresa que emocionou o professor Marcos – o reencontro com sua ex-aluna do Colégio Igléa após 26 anos, Rosemeire Cândido da Silva, mãe do aluno Jonatas Cândido da Silva, da turma 1º Sócrates. A Sra. Rosemeire também participou de observações astronômicas com o professor Marcos em 1989!

foto20

“Não nos perguntamos qual o propósito útil de os pássaros cantarem, pois o canto é o seu prazer, uma vez que foram criados para cantar. Similarmente, não devemos perguntar por que a mente humana se inquieta com a extensão dos segredos dos céus […]. A diversidade dos fenômenos da natureza é tão vasta e os tesouros escondidos nos céus tão ricos, precisamente para que a mente humana nunca tenha falta de alimento”.

Johannes Kepler (1571 – 1630)

Link permanente para este artigo: http://www.colegioiglea.com.br/2015/07/observacoes-astronomicas/