Saiu no Jornal: “Da escola ao Rio” certifica alunos e professores

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Na noite da última quarta-feira (14), no Colégio Estadual Igléa Grollmann, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados aos alunos da turma 2º ARQ (Arquimedes) de 2013 que participaram do “Projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio”. O Projeto é uma promoção da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) e com a Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), realizado durante os meses de setembro a dezembro do ano passado.

Participaram da solenidade a professora Sílvia Vilela de Oliveira Rodrigues, diretora do Colégio Igléa; Luzia Cândida Bueno e Eva Cristina Cayuela Gonzales Kochem, ambas da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental, da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar e especialistas em gestão do Meio Ambiente e Educação Socioambiental, os professores Marcos Trindade Moreira (Química) e Marcos Rodrigo Gaiotto (Geografia). Marlon Hernandes Cantarin e Claudemir de Almeida Maciel, ambos representando o Núcleo Regional da Educação e Márcio Santos da Silva, representando a gerência regional da Sanepar em Cianorte, também prestigiaram o evento.

O projeto é uma iniciativa da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar para todo o Paraná e foi desenvolvido simultaneamente em 23 cidades. Por meio das atividades realizadas, procura-se desenvolver nos estudantes conhecimentos científicos sobre questões ambientais relacionadas com a comunidade onde vivem, particularmente à qualidade da água para abastecimento público. Também é meta desenvolver novos valores sociais e a consciência ambiental crítica, reflexiva e participativa voltada para a conservação do meio, melhoria da qualidade de vida e formação da cidadania nos estudantes.

Em Cianorte, sob a coordenação do professor de Química, Marcos Trindade Moreira e a colaboração do professor de Geografia Marcos Rodrigo Gaiotto, os alunos participantes monitoraram a qualidade da água do Córrego Apuí, tanto na nascente quanto no leito médio, e na Captação de Água da Sanepar no Ribeirão Bolívar. As equipes de estudantes da turma do Colégio Igléa realizaram nove coletas de amostras de água, sendo três em cada um dos pontos nascente, leito médio e captação. Para cada uma das amostras foram realizadas diversas análises físico-químicas e microbiológicas para verificar se a qualidade da água atendia aos parâmetros específicos constantes na legislação ambiental vigente, a Portaria nº 2.914, do Ministério da Saúde.

Ao final do Projeto educativo os alunos realizaram visitas de estudos no Aterro Sanitário de Cianorte onde plantaram 15 mudas de árvores nativas dentre outras atividades educativas e na Estação de Tratamento de Água da Sanepar de Cianorte.

Via Tribuna de Cianorte

Link permanente para este artigo: http://www.colegioiglea.com.br/2014/05/saiu-jornal-da-escola-ao-rio-certifica-alunos-e-professores/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×