Um pouco sobre… Pedro Bandeira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

pedro-bandeira

Em sua infância cursou o primário, o antigo ginásio e também o antigo científico. Santista, nascido no dia 09/03/1942, Pedro Bandeira aos 19 anos já se mudava para São Paulo para estuda Ciências Sociais na USP.

Desde muito jovem, ainda em Santos, dedicou-se com entusiasmo ao teatro amador sob os auspícios de Patrícia Galvão, a Pagu, e foi por anos parceiro do grande dramaturgo Plínio Marcos. Ao transferir-se para São Paulo, fez teatro profissional como ator, diretor, cenógrafo e trabalhou com teatro de bonecos até 1967, além de dar aulas de Literatura Brasileira e Portuguesa para o Ensino Médio. Trabalhou em televisão em 1963 como apresentador de programas dirigidos para a juvens e, de 1969 a 1984, protagonizou dezenas de comerciais para televisão. Desde 1962, porém, sua principal atividade profissional (aquela que lhe permitia a sobrevivência) foi a de jornalista (redator e editor) e em seguida a de publicitário (redator, diretor de criação e diretor de marketing).

A partir de 1972 começou a escrever histórias para crianças, publicadas em revistas e vendidas em bancas de jornal pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica, até que, em 1983, com a publicação de sua primeira história em formato de livro (O dinossauro que fazia au-au, pela Editora Moderna), passou a dedicar-se exclusivamente à criação de livros infantis e juvenis.

É o autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil (10,8 milhões de exemplares até 2009, além de 11,2 milhões adquiridos pelo governo federal para distribuição às bibliotecas escolares).

Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil. É casado com Lia, tem três filhos (Rodrigo, Maurício e Marcelo) e uma porção de netinhos: Melissa, Michelle, Beatriz, Júlia e Érico.

Atividades profissionais exercidas de 1960 a 1983:

Educação: professor de Literatura (Ensino Médio).

Teatro: ator, diretor, cenógrafo, e também em teatro de títeres.

Jornalismo: redator e editor.

Publicidade: redator, diretor de criação e de marketing.

Televisão: apresentador de programas dirigidos aos jovens e ator de comerciais.

Atividades profissionais exercidas a partir de 1972:

Escritor de literatura para crianças e jovens.

Pesquisador e conferencista sobre Literatura, Educação e Psicologia do Desenvolvimento.

[notice]Acesse o site de Pedro Bandeira e conheça um pouco mais de sua história e obras.[/notice]

Link permanente para este artigo: http://www.colegioiglea.com.br/2014/02/um-pouco-sobre-pedro-bandeira/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×