Um pouco sobre… Cecília Meireles

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

ceciliameireles

Em 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro nasceu mais uma personalidade que inspirou nosso Colégio a batizar um sétimo ano com seu nome, a grande escritora Cecília Benevides de Carvalho Meireles, conhecida como Cecília Meireles.

Uma infância muito triste foi marcada pelo falecimento de sua mãe, quando Cecília tinha apenas 3 anos de idade. Já seu pai, não teve a oportunidade de conhecer, pois faleceu antes de seu nascimento. Com a perca de seus pais, sua avó Dona Jacinta foi quem criou a menina, que começou a escrever suas primeiras poesias com apenas nove anos de idade.

Professora de formação, aos 18 anos de idade, no ano de 1919 publicou seu primeiro livro “Espectro”. Livro no estilo simbolista, no qual a jovem foi altamente influenciada pelo movimento literário simbolista, embora o auge da época fosse o Modernismo.

3 anos após a publicação de seu primeiro livro, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias, e teve 3 filhas.

Fundou em 1934 a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro, nesta época também, escreveu várias obras na área infantil, como por exemplo, “Sonhos de menina”, “Colar de Carolina” entre outros. Todas estas obras foram marcadas pela musicalidade, característica forte de suas poesias.

Não bastasse o sofrimento na infância pela perca de seus pais, em 1936 Cecília Meireles perdeu seu marido, que suicidou-se motivado pela depressão. Casou-se novamente em 1940 com Heitor Vinícius da Silveira, engenheiro agrônomo.

O livro Viagem publicado em 1939 trouxe um grande reconhecimento a escritora. A beleza de suas poesias agradou muitas pessoas, inclusive acadêmicos da área de literatura. O livro foi então premiado com o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Cecília faleceu em sua cidade natal no dia 9 de novembro de 1964.

Abaixo você encontra algumas das obras de Cecília Meireles

Espectro – 1919                                                                       Criança, meu amor – 1923

Nunca mais… – 1923                                                              Poema dos Poemas -1923

Baladas para El-Rei – 1925                                                  O Espírito Vitorioso – 1935